Saiba mais sobre leasing
Quando se pensa em operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito, uma das formas que existem é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil.
No entanto, o que é leasing? Como funciona? O que o torna diferente?
Respondemos tudo isso abaixo:
O que é leasing?
Leasing é um arrendamento mercantil, ou mais simplesmente, um aluguel de carro pelo período especificado no contrato.
É uma modalidade de aluguel de carro, mas o banco disponibiliza a opção de compra ao final do contrato, no valor da tabela FIPE.
Seu período máximo é geralmente de cerca de dois anos. Após o prazo, ele pode ser descarregado, devolvido, adquirido ou atualizado.
O pagamento mensal inclui as parcelas do aluguel e VRG (valor residual garantido), que é o valor pago na compra de um veículo. O banco também oferece a opção de utilizar a VRG como “entrada” para que uma parte do valor seja baixada em parcelas mensais ou no final do contrato.
Três tipos de leasing estão disponíveis: Operacional, Financeiro e Leasing Back.
Tipo de leasing
Operacional
O locador arca com o custo de manutenção do produto. O locatário pode rescindir o contrato pelo menos 90 dias após o início do contrato e notificar a empresa ou o contratante com antecedência.
Financeiro
É semelhante ao aluguel, que permite o poder de compra da mercadoria e o valor pré-determinado como diferença no final do período do contrato.
Leasing Back
Ocorre em ambiente de negócios, ou seja, é utilizado quando a empresa necessita de capital de giro. Portanto, ela vende seus bens e depois os aluga novamente.
Vantagens
Isento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Isso também não se aplica a empresas de arrendamento mercantil, pois o imposto que será cobrado no contrato é o ISS (taxa de serviço)
No caso de um contrato de arrendamento, a vantagem é a rápida aprovação do crédito. Uma vez que o veículo está registrado como propriedade do banco, ele se torna uma garantia de pagamento.
Como 100% do valor pode ser financiado, o leasing passa a ser uma boa recomendação para quem não tem a entrada total necessária para o financiamento comum.
Desvantagens
O principal motivo dos consumidores contra o banco se deve à devolução do carro, pois o banco obriga o cliente a parcelar antes do término do contrato, para evitar perdas. Outro é quando o cliente devolve o carro e pede o reembolso ao banco e ele recusa-se a pagar.
Nesse ponto, o cliente é o vencedor, pois a lei estimula que, se houver pagamento da VRG, o dinheiro deve ser devolvido ao consumidor, pois já pagou a parcela da compra sem ter que obter o veículo.
Em caso de rescisão ou descumprimento dos termos pactuados por uma das partes, a aplicação de multas contratuais é uma medida justa, legal e comum.
A multa deve ser proporcional e razoável e, caso seja abusada, pode-se recorrer à Justiça para pedir a um juiz que determine a alteração do valor.
Durante o período do contrato, o veículo é registrado como propriedade do banco. Por exemplo, isso não lhe dá o direito de vender o carro antes do final do contrato.
Leasing x Financiamento
O leasing é uma opção mais barata do que o financiamento de automóveis, principalmente por causa das taxas de juros mais baixas.
O leasing geralmente é mais valioso para clientes que não têm muito dinheiro para investir e 20% do salário não pode ser reservado. Isso traz mais vantagens do que o financiamento.
Maior diferença
O aluguel do carro está em nome do banco. Se você não pagar, o prejuízo pertence ao banco e não a você.
Em muitas revendedoras, os vendedores tentam promover o leasing sempre que puder e, mesmo que você pergunte a eles sobre as semelhanças com o financiamento, geralmente achará isso muito vantajoso.
No financiamento, os bens são sempre adquiridos por pessoas que contratam serviços.