Dicas para dirigir no frio em Orlando

Dicas para dirigir no frio em Orlando

O inverno está chegando em Orlando, o que fará com que as temperaturas caiam bastante. Por mais que a cidade seja conhecida por ter um clima semelhante ao Brasil, ainda é mais ao norte e pode se tornar mais frio que o de costume.

Dirigir sem estar acostumado com a temperatura baixa pode se tornar perigoso, então juntamos algumas dicas para que tudo fique segura na estrada:

Check-up do seu veículo

O cuidado deve começar antes de sair de casa ou mesmo de sua cidade. No inverno, é muito importante verificar se os freios, limpador e sistema de ar quente estão funcionando bem.

Da mesma forma, desembaçadores podem ser úteis em algum ponto.

Cuidado com os pneus! Certifique-se de que estão em perfeitas condições: não são carecas e não apresentam fissuras.

Lembre-se também de limpar o pára-brisa, as janelas, os faróis e as lanternas traseiras. Sua visibilidade é uma das melhores parceiras na estrada.

Visibilidade e distância

Existem vários fatores para a baixa visibilidade no inverno: chuva, nevoeiro, etc. Isso significa que você não verá certos obstáculos na estrada, que podem ser muito graves e colocar em risco sua segurança.

Dirija devagar para ter mais tempo para reagir a quaisquer surpresas. Se estiver bom tempo, a distância já deve ser considerada, então no tempo de neblina ou nevoeiro, opte por duplicar a distância até ao veículo da frente.

Lembre-se de que ele também passa pelas mesmas dificuldades que você, então nunca se sabe quando ele precisa frear forte.

Subviragem

Em uma estrada molhada, você já tentou virar o volante e o carro está se movendo menos do que você gostaria? Isso geralmente acontece quando a velocidade do carro é muito alta para uma curva específica.

O erro mais comum nessa situação é tentar girar mais o volante. No entanto, isso é uma má ideia!

Seu carro não deixou de virar porque as rodas não estão girando, mas porque a tração na estrada é baixa, especialmente em tempo úmido e estradas molhadas.

Quando isso ocorrer, mova o peso do veículo de trás para a frente e execute esta operação enquanto desacelera. Às vezes, basta tirar o pé do acelerador e pisar no freio ao mesmo tempo. Mas tome cuidado para não frear muito rápido e manter-se atento.

Aquaplanagem e aceleração

Novamente, em estradas molhadas, a tração será reduzida e o risco de derrapagem e perda de controle aumentará muito, de modo que chuva e alta velocidade não são uma boa combinação.

Pista molhada também é sinônimo de poças espalhadas pelo caminho. Quando o carro passa rapidamente por elas, ele flutua e, eventualmente, perde tração.

A melhor ação é frear antes de cruzar a poça, em baixa velocidade e manter as rodas em linha reta por esse curto período de tempo.

Neblina e cerração

Se houver neblina ou cerração no meio da pista, ligue a luz baixa imediatamente. E, se tiver faróis de nevoeiro. Outra coisa importante: nunca use luz alta nesta situação.

Reduza a distância do veículo da frente, reduza a velocidade do veículo, se precisar parar deve estacionar em local seguro, mas não estacione no acostamento. 

O nevoeiro forte também pode prejudicar a visibilidade de outros motoristas, de modo que eles podem não ver você parado ali.

Freio de emergência

Um dos pontos mais importantes para garantir a segurança ao dirigir no inverno é justamente: a frenagem de emergência.

Para carros equipados com ABS: Se você precisar frear com força e precisão, o ABS evitará que as rodas travem e manterá o carro sob seu controle.

Para carros sem ABS: Neste caso, as rodas travarão. Portanto, a solução é evitar obstáculos e liberar o pé direito do freio até a metade Depois disso, volte aos freios completamente.

Conforto do motorista

Ficar na estrada por um longo período é cansativo, por isso, é preciso que se sinta bem e confortável. Algumas dicas para ajudar:

  • Evite usar casacos pesados enquanto estiver no volante;
  • Sapatos e botas pesados demais também podem fazer com que perca a sensibilidade dos pés, portanto, evite-os;
  • Procure manter uma temperatura agradável dentro do carro;
  • Não aqueça demais o ambiente interno do veículo, já que isso pode causar sonolência;
  • Mantenha uma fresta da janela aberta para que o ar fresco entre e possa trocar o ar do ambiente interno do seu carro.
January 18, 2022