Como financiar imóveis nos EUA
Morar nos Estados Unidos é o objetivo de muitos brasileiros. Com ótimas oportunidades de trabalho e segurança garantida, o país é um dos destinos mais pensados de famílias que buscam uma melhor qualidade de vida e educação.
Saiba como financiar uma casa nos EUA e realizar esse sonho!
Qualquer pessoa pode comprar um imóvel nos Estados Unidos?
Todos estrangeiros que se condizem com os requisitos básicos exigidos pelo financiamento para estrangeiros, podem obter imóveis nos Estados Unidos.
O denominado foreign national loan, o financiamento para estrangeiros é muito usado em lugares como a Flórida, por pessoas do mundo inteiro, especialmente por brasileiros, que não possuem o valor integral para comprar uma casa à vista nos EUA e se interessam pelos juros consideravelmente inferiores dos que os praticados no Brasil.
Como funciona o processo?
O processo para financiamento de uma casa nos EUA possui burocracias muito menores do que no Brasil. Com isso, o primeiro requisito para acessar ao foreign national loan, é o interessado estar no país de forma legal, isto é, com um visto válido.
É importante reforçar que mesmo os vistos de turismo, trabalho e de estudante são aceitos para exercícios de financiamentos. No entanto, quem não possui visto válido e está no país de forma irregular, não consegue realizar nenhuma forma de financiamento, seja imobiliário ou automotivo.
Além de precisar estar com os vistos em dia, o candidato estrangeiro ao financiamento precisa comprovar que possui uma renda razoável no seu país de origem, para assumir com as parcelas do financiamento.
Assim, a sua renda precisa ser ao menos três vezes superior ao valor de uma mensalidade.
Finalmente, o terceiro requisito burocrático é um comprovante de regularidade no recolhimento do Imposto de Renda (IR) no Brasil, durante o período mínimo de três anos.
Qual é a documentação necessária?
Primeiramente, é preciso ter em mente que toda a documentação apresentada precisa ser entregue no original em português e em uma versão traduzida para o inglês. Confira os documentos que devem ser entregues ao banco para o pedido do financiamento:
- Documento de identificação: passaporte ou carteira de motorista;
- Comprovante de endereço: nos EUA ou no Brasil;
- Referência bancária com informações das contas bancárias do requerente – as contas precisam existir há ao menos dois anos;
- Extratos bancários completos de ao menos dois meses do período anterior à compra;
- Comprovante de renda;
- Cópia do contrato de compra e venda assinado pelo vendedor e comprador.
Ainda, após a aprovação do financiamento, a instituição bancária também pode requerer um documento assinado em cartório que ateste o recebimento, pelo vendedor, da entrada estabelecida em contato.
Facilidades para quem tem o Green Card
Os brasileiros que possuem Green Card e visto de trabalho possuem algumas facilidades quando forem financiar uma casa nos EUA. Dentre as facilidades estão uma quantidade de documentação menor, juros mais baixos e uma taxa de entrada também menor.
Por exemplo, se o financiamento é do seu primeiro imóvel no país, é possível conseguir juros a partir de 3,5% ao ano, com uma entrada de 3,5% do valor da casa.
Por outro lado, se estiver adquirindo o seu segundo imóvel, a entrada costuma ser de 20% a 40% e os juros podem variar de entre 3,5% a 5% ao ano.
O perfil de quem consegue receber o financiamento
Qualquer pessoa que preencha os requisitos legais e apresente a documentação conseguirá realizar o financiamento do imóvel. Reforçando que é necessário comprovar a origem do dinheiro e uma renda que seja o suficiente para pagar as parcelas mínimas.
O financiamento normalmente é aprovado em um prazo de até 60 dias e a propriedade deve possuir o mínimo de U$140 mil, como uma entrada de 30% sob o valor do imóvel, caso você não possua o Green Card.
É importante averiguar as regras vigentes durante a sua solicitação de financiamento, já que o valor mínimo poderá diferir de acordo com a instituição bancária.
Como comprovar a renda?
Caso possua um contrato de trabalho, a documentação do empregador e o comprovante de recebimento do salário poderão ser suficientes para a comprovação da sua renda.
No entanto, além disso, alguns casos exigirão a apresentação da referência bancária com informações das suas contas bancárias e extratos bancários completos dos últimos dois meses anteriores à compra, comprovando a origem do dinheiro.