Diferenças entre ter Green Card e ser cidadão americano

Diferenças entre ter Green Card e ser cidadão americano

É comum  confundir o Green Card americano com a cidadania americana. Então, qual é a diferença entre eles? Confira:

Quem pode ser considerado Cidadão Americano?

Há três formas de você possuir cidadania americana:

Quem nasceu nos Estados Unidos

Na Constituição dos Estados Unidos existe um conceito jus solis, que vem do latim “direito da terra”. Portanto, qualquer pessoa nascida em solo americano se tornará automaticamente um cidadão americano, mesmo que seus pais sejam imigrantes.

Quem nasceu fora do País, mas um dos pais é Norte-Americano

As crianças podem ter direito à cidadania sem terem nascido nos Estados Unidos. Se um dos pais for cidadão americano, mesmo que tenha nascido em outro lugar, ele concederá automaticamente sua cidadania.

Quem teve o pedido de naturalização aprovado

A última forma de obter a cidadania é a naturalização. Além de ser um processo longo, também existem alguns fatores governamentais envolvidos. Você deve permanecer nos Estados Unidos durante todo o processo de inscrição antes da naturalização. 

Além disso, você deve ter residido legalmente nos Estados Unidos por pelo menos 5 anos.

O que é o Green Card?

Um green card é uma identidade que confere ao seu titular muitos direitos e obrigações dos cidadãos dos Estados Unidos, tais como:

  • trabalhar;
  • possuir propriedade alugada
  • pagar impostos.

No entanto, o green card tem algumas restrições. Por exemplo, se você deseja deixar os Estados Unidos por mais de um ano, você precisa notificar o USCIS, caso contrário, você pode perder seus direitos de green card.

A residência permanente também não dá direito a voto ou a ser eleito para cargo público, devendo ser renovado a cada 10 anos.

Você Sabe Como Conseguir Um Green Card?

Ele pode ser obtido das seguintes maneiras: um visto de trabalho, um visto EB-5 nos Estados Unidos, um parentesco com um cidadão americano ou um casamento com um cidadão americano.

Um dos benefícios de um green card é que ele pode garantir que membros da família de primeira classe, como filhos ou irmãos, também obtenham um green card, mas o número de residência permanente concedida dessa forma é limitado a uma determinada quantia a cada ano, e o processo pode ser demorado. .

Os residentes permanentes não estão autorizados a possuir passaportes dos EUA. Ao contrário, eles ainda são cidadãos de seu próprio país e os residentes permanentes devem solicitar a cidadania dos Estados Unidos se quiserem desfrutar dos direitos da cidadania plena.

A cidadania americana confere exatamente os mesmos direitos e deveres que os nascidos nos Estados Unidos, mas não pode exercer o cargo de presidente.

Não precisa ser renovada e não pode ser retirada do titular. Para se candidatar à cidadania, o candidato deve ter um green card e ter vivido nos Estados Unidos por pelo menos 5 anos.

Como cidadão, você pode entrar e sair do país a qualquer momento, sem se preocupar com o tempo de ausência. Além disso, você pode patrocinar green cards para famílias de primeira classe por meio de programas de descontos ilimitados.

A cidadania também dá a você o direito de votar e mais oportunidades de emprego federal. Os cidadãos também são elegíveis para mais ajuda federal.

Com todas essas vantagens, obter a cidadania é uma boa escolha para quem tem laços estreitos com os Estados Unidos e não quer correr o risco de perder o direito de residência nos Estados Unidos.

Quais os direitos e responsabilidades dos residentes permanentes (Portadores Do Green Card)?

  • Pagamento dos impostos estaduais aplicáveis;
  • Pagamento dos impostos federais aplicáveis;
  • Homens entre 18 e 25 anos devem se registrar no serviço de seleção;
  • Bom caráter moral;
  • Requisitos de presença física;
  • Capaz de morar e trabalhar em qualquer lugar dos Estados Unidos;
  • Totalmente protegido pelas leis locais, estaduais e federais dos EUA;
  • Acesso a um sistema de educação de classe mundial;
  • Acesso a serviços médicos de classe mundial;
  • Viajar para fora dos Estados Unidos (com autorização e documentação apropriadas e por um período de retorno prescrito);
  • Escolher obter a cidadania dos EUA.
January 19, 2022